Image and video hosting by TinyPic

A massa é uma farsa! Uma farsa hygienica!

Não há farsa que perdure por muito tempo no futebol, principalmente quando se trata do time de origens aristocratas da capital mineira.

Percebe-se que cruzeirenses nunca tiveram motivos para se envergonharem de sua história. O mesmo não acontece com outros clubes no que compete as suas origens. Existe até mesmo um incômodo e omissão de alguns aspectos da história. Mas por quê?

A história do Atlético Mineiro é repleta de detalhes ocultos que estão vindo à tona. Não entende-se por que estes detalhes foram por décadas omitidos dos novos torcedores através das pesquisas oficiais. Uma destas omissões polêmicas se dá quando o assunto se refere ao Club Sports Hygienicos.



Nós mesmos não conhecíamos, e vocês, conhecem? Também não né? Pois é, esse era o nome de uma associação que se juntou ao Atlhetico Mineiro Football Club (atualmente, Atlético Mineiro).

Diferente do Cruzeiro, time fundado pelo povo de todas as classes sociais, mas sobretudo pelos trabalhadores, o Hygienicos era formado pela elite belo-horizontina. Este time era formado por médicos, engenheiros e demais elementos da elite da capital que buscavam uma vida mais saudável na apropriação da prática de esportes. Para tanto, se apropriaram do Parque Municipal, até então um espaço público.

Considerado como "clube do bairro" o Hygiênicos se distinguia dos demais como um clube aristocrata. Ele contribuiu mais tarde para a fundação da Liga Mineira de Sports Athleticos, atualmente, conhecida como Federação Mineira de Futebol. 

Após a criação da Liga, os clubes considerados bairristas tiveram que ser extintos, devido a uma regra que impunha aos clubes que tivessem seu próprio campo esportivo. Sendo assim, muitos tiveram suas atividades encerradas. Exceto o Hygienicos que teve a sua fusão com o Clube Atlético Mineiro. 

Isto mesmo, o time mais aristocrata da cidade se fundiu a outro também aristocrata! E desta história poucos sabiam! Time da massa? Que vergonha! Time de origens aristocratas fundido com o Hygiênicos. Atlhetico Hygiênico, quem diria? 

Nada mais, nada menos que uma estratégia da diretoria alvinegra naquela época, de tampar o sol com a peneira para tentar derrotar o América, até então um clube muito forte na cidade. 

Com base nestes aspectos, chegamos à conclusão que não deve ser fácil lidar com o histórico de time elitizado e, mais ainda, querer provar que não existe favorecimento em agremiações locais (FMF), quando se tem uma parcela de contribuição desde tempos remotos. 

Tentar apagar algo no presente não esconde nada do passado por muito tempo. E, mais ainda, só nos faz lembrar que, ao que parece, só existe um time de origens populares, de fato! Outros se envergonham tanto do seu passado ao ponto de tentar escondê-lo.

Cruzeiro, o time do povo! Fundado pelo povo!

Texto por Renata Carvalho - Revisão: Geovano Moreira


UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

8 comentários :

  1. Alguém ainda duvida que a massa é uma farsa?

    ResponderExcluir
  2. Quanta bobagem e falta de foco...

    ResponderExcluir
  3. Ora essa matéria só reforça a tese que ricos e pobres se uniram em um time para jogar futebol. Nada mais democrático e próximo do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô lesado....leia com atenção antes de falar asneiras.....

      Excluir
  4. a massa e uma farsa , club atletico hygienicos kkkkk para um time q e uma merda kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. NADA MAIS OCORREU DO QUE UMA TRANSFERÊNCIA DE JOGADORES..., ASSIM COMO OCORREU COM O YALE ONDE QUASE DOIS QUADROS DE JOGADORES SE TRANSFERIRAM PARA A FUNDAÇÃO DO PALESTRA ITALIA.

    Publicando que houve uma fusão, assim engajando que o ATLÉTICO Mineiro foi um dia o CS Hygienicos, que não é verdade. Então eu pesquisei algo que fala o contrário.

    Na partida final do Campeonato, válida pela sexta rodada do segundo turno, chamada à epoca de “decisão do returno”, o Atlético enfrentou o América reforçado por quatro jogadores do Sport Hygiênicos em sua equipe titular.
    Para evitar maiores polêmicas, o Atlético manteve o nome original, a fim de ficar com os pontos que tinha e não ser obrigado a disputar novos jogos. Essa é a principal razão do Atlético-MG “nunca” ter se chamado “Athlético Higiênicos”.
    Os clubes mineiros questionavam a legalidade da fusão entre as duas equipes, afirmando não haver nenhum artigo no estatuto oficial do torneio que permitisse tal ato durante o andamento do Campeonato.
    http://acervodocoelho.com.br/1915-1929-supremacia/
    Continuando referênte a matéria equivocada e polêmica desnecessária, objetivando manchar a história da instituição Clube Atletico Mineiro,, venho defender que não houve tal fusão.
    Pois em 22/07/1917 Atletico Mineiro e SC Higiênicos entraram em campo, portanto um ano depois ao Campeonato de 1916

    Segue os links.dos sutes especializados.

    http://www.campeoesdofutebol.com.br/atleticomg_jogos2.html
    22/07/1917 ATLETICO 4 x 0 HIGIENICOS

    Almanaque Digital
    http://galopedia.blogspot.com.br/search/label/1917?m=1
    22/07/1917 ATLETICO 4 x 0 HIGIENICOS.
    Gols de moura costa 2 e Lê 2
    Rsssf. – ALL MATCHES ATLETICO MINEIRO.
    https://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/matatlmg.htm
    22/07/1917 CAM 4 x 0 HIGIÊNICOS

    UOL FUTEBOL. 80 ATLETICO
    http://futebol80.com.br/links/times/atleticomg/atleticomgjg.htm
    AMISTOSO .ATLETICO 4 x 0 HIGIÊNICOS
    GOLS DE MOURA COSTA 2 e Lê 2

    ResponderExcluir