Image and video hosting by TinyPic

Três volantes, nossa nova realidade

 Os títulos conquistados em 2013 e 2014 deixou-nos a sensação de que existe apenas um esquema de jogo vencedor. Marcelo Oliveira se apegou nesta ideia e, sem os jogadores necessários, fez do time do Cruzeiro uma sombra horrenda do que fora nos últimos anos.

Luxemburgo assumiu, mudou peças mas manteve o esquema. Tentou. A salvação do escopo campeão não estava no banco. E não podemos dizer que atual técnico celeste não fez esforço para salvar o esquema. De Allano a Joel, praticamente todos os jogadores disponíveis foram testados nas 4 posições finais da formação.

No último domingo, 10 jogos após a estreia, o técnico celeste se deu conta do óbvio: Para jogar em alto nível, o esquema está diretamente ligado ao jogares capazes de fazê-lo render.
3 volantes em campo! E surpresa, também não temos jogadores para jogar em alto nível com 3 volantes. O setor defensivo foi bem demais contra a boa equipe do Sport, mas ao recuperar a bola nenhum dos 3 volantes agrediam, pelo contrário, bola no Fábio e chute pro alto.

Henrique em 2015: Não desarma, não acerta passes e não chega bem à área

No começo desta semana a diretoria me surpreendeu com a contratação de um segundo volante que (segundo relatos de jornalistas argentinos) sabe jogar. O 4-3-2-1 de Luxemburgo começa a tomar corpo, começa a aparecer um princípio de planejamento no elenco, surpresa boa.

O Cruzeirense mais atento vai se lembrar com carinho deste esquema. Jogamos muito assim nos anos 90 com Fabinho, Cleisson/Donizete e Ricardinho.
Em 2000 fomos tetra da copa do Brasil com Marcos Paulo, Donizete Oliveira e Ricardinho.
A tríplice coroa de 2003 veio com Augusto Recife, Maldonado e Wendel.
Mais recentemente, em 2009, Adilson Batista quase foi Tri da Libertadores com Henrique, Fabricio e Ramires.

O passado serve como lembrança, não com justificativa. Aposto no esquema com as peças certas. Falta um terceiro volante, temos no elenco poucos jogadores capazes de fazer a função (Julio Baptista e Bruno Edgar), mas temos uma negociação em andamento (Cícero). Se nenhum deles der certo nosso calvário continuará rumo aos 45 pontos.


Tássio Quadros
@TassioQuadros
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :

  1. Achei o esquema interessante. Necessário tempo para melhor avaliação. Com a chegada de Cabral, que atua como 2º volante, pode dar certo. Que tal darmos tempo ao tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dar certo sim. Com Wilians e Cabral fica mais facil achar um terceiro volante.

      Excluir