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Horizonte Azul e Branco: A Maior de Minas



Fala Nação.

Quando a campanha #CruzeiroTimeDoPovo ganhou as redes sociais, grande parte da torcida rival sentiu o golpe desferido pelo lado celeste.
Inegavelmente o Time do Povo (Imagem: Reprodução Site Oficial)
Tentativas frustradas de desmentir o slogan apelaram para o mau gosto. Acusações falsas, racismo descarado de alguns e colunas inteiras em veículos de mídia (teoricamente imparciais) investiram contra a identidade cruzeirense.

Tudo em vão, porque os blogs e sites que cobrem a Raposa, levantaram uma série de documentos históricos, que comprovaram que o time azul nasceu da classe operária e cresceu junto com a cidade de Belo Horizonte.

Numa tentativa desesperada de dar o troco e fazer o cruzeirense sentir um golpe onde se gaba do sucesso, certos rivais proclamaram o alvinegro como “a maior torcida de Minas”.

O curioso fato me foi levado por um amigo atleticano que, depois de iniciar aquela velha provocação, já se encontrava sem argumentos e então alegou que a última pesquisa do IBOPE indicava a maior torcida do estado pertencente ao lado escuro da lagoa.

Por querer, vez ou outra, abordar estatísticas nesta coluna, aceitei o desafio de explicar o funcionamento da pesquisa, na tentativa de mostrar que o Cruzeiro detém a maior torcida do estado.

Antes do debate é preciso entender como funciona o levantamento. Um estudo estatístico é feito de, pelo menos, uma amostra – método que recolhe informações e perguntas, ou artigos que se tornam dados e podem ser analisados.

Dentro de cada fator necessário para a realização de uma pesquisa, existem muitos outros tópicos que definem a melhor adequação para obter um resultado que demonstre, da forma mais confiável possível, um reflexo da população.

Sendo assim, são trabalhos diferentes para se chegar a um levantamento. Os estudos são independentes, cada um em universo único, cujos resultados não podem ser misturados.

Pesquisa do Ibope
Após essa premissa, vamos ao resultado da última pesquisa feita pelo Ibope/LANCE, publicada em Agosto de 2014. Esse estudo trabalhou uma amostra de 7.005 pessoas e definiu o ranking da imagem abaixo.

Pesquisa Ibope/LANCE 27/08/2014 (Fonte: RSSSF Brasil)

Nos levantamentos existe a conhecida margem de segurança que expressa a quantidade de erro de amostragem aleatória em um resultado. No caso da pesquisa do Ibope acima o intervalo é de 1%. Ou seja, configura-se empate técnico.

O fato supracitado se reforça quando a pergunta envolve o primeiro e o segundo time do coração do brasileiro. Neste caso as duas torcidas estão numericamente empatadas com 4%.

Pesquisa Ibope/LANCE 27/08/2014 (Fonte: Ibope)

O perfil da torcida também foi observado, indicando que o Cruzeiro tem em sua maioria membros da classe média (C). Enquanto isso, o rival apresenta mais extremos com números maiores na elite (AB) e na classe mais baixa (DE).

Entre os cruzeirenses também é maior a presença de mulheres na composição da torcida.

Pesquisa Ibope/LANCE 27/08/2014 (Fonte: Ibope)

Nesta pesquisa, a maioria dos entrevistados foi consultada em Belo Horizonte.

Paraná Pesquisas
O levantamento divulgado pelo instituto, finalizado em Dezembro de 2013 e divulgado em Janeiro de 2014, entrevistou um público de 7.302 pessoas em 258 municípios e apontou os dados abaixo.

Pesquisa Paraná Pesquisas 01/2014 (Fonte: RSSSF Brasil)


A margem de erro também é configurada em 1% para mais ou para menos, o que valida o empate técnico.

DataFolha
Em mais um estudo divulgado em 2014, com 4.337 entrevistados em 207 municípios, os números apontados foram:
Pesquisa DataFolha 01/08/2014 (Fonte: RSSSF Brasil)

Com margem de erro de 2%.

Porque você afirma então que a torcida do Cruzeiro é maior?
Ainda que não seja correta a comparação entre pesquisas diferentes, esta é a primeira vez, desde 1993, que um estudo estatístico não determina os celestes como maioria no estado. Ainda que a margem de erro configure, quase sempre, um empate técnico entre ambos.

 
Pesquisa DataFolha/Folha de São Paulo 26/12/1993 (Fonte: RSSSF Brasil)

 
Pesquisa Ibope/LANCE 06/10/1998 (Fonte: RSSSF Brasil)
 
Pesquisa Ibope/LANCE 06/04/2001 (Fonte: RSSSF Brasil)
 
Pesquisa DataFolha 13/12/2012 (Fonte: RSSSF Brasil)
 
Pesquisa Pluri Consultoria 26/03/2013 (Fonte: RSSSF Brasil)

Abro um parêntese para apresentar, como curiosidade, a pesquisa do Ibope/LANCE de 2004, que fomenta a afirmação de que o Cruzeiro é o time do povo, reforçando a presença maior na classe média mineira.

Manchete LANCE! 2004 (Imagem: Reprodução)
Página LANCE! 2004 (Imagem: Reprodução)

Pesquisa Facebook
Esse foi um dos trabalhos mais interessantes do ano, em se tratando de levantar o número de torcedores e a sua localização no país.

Mesmo sem poder ser considerado como uma pesquisa estatística propriamente dita, por não haver metodologia e nem amostra livre de tendências, ainda assim o estudo permite estimar a quantidade de torcedores por cidade, haja vista que grande parte da população curte as páginas oficiais dos clubes de futebol.

É preciso cuidado na avaliação, afinal, limita-se aos usuários do Facebook. São 54 milhões de curtidas, separadas por cidades às quais os perfis indicam moradia.

O resultado é previsível para os cruzeirenses:

Proporção de curtidas da página do Cruzeiro no Facebook (Reprodução: Pesquisa Facebook/Globo)

O time azul lidera as curtidas na maioria das cidades do estado, inclusive Belo Horizonte, sendo o time de futebol preferido dos usuários de 561 municípios. Mesmo nos lugares onde convive com a concorrência de Corinthians e Flamengo, o Cruzeiro ainda consegue se sair bem.

A percepção é que no interior do estado existe uma supremacia dos azuis comparada aos rivais. Isso é explicado pela força do time entre a classe média, maioria no interior.
Abaixo a proporção de curtidas em diversas cidades.

Proporção de curtidas nas cidades mais populosas de Minas Gerais (Reprodução: Pesquisa Facebook/Globo)
Proporção de curtidas nas cidades pais populosas do Brasil (Reprodução: Pesquisa Facebook/Globo)
Proporção de curtidas nas cidades mineiras com mais de 50 mil habitantes (Reprodução: Pesquisa Facebook/Globo)

Clube do milhão
Constantemente, o diretor-executivo do Ibope Repucom, José Colagrossi, divulga em seu perfil no Twitter medições sobre interações que envolvam os clubes de futebol do Brasil. Essa lista comumente é apelidada de “Clube do milhão”, haja vista que a lista contabiliza apenas os que ultrapassaram a marca de sete dígitos em citações. 

Em sua última atualização, datada de 10 de Outubro, estava à lista abaixo, com a quantidade acumulada em 2015, de citações em redes sociais.

Clube do Milhão (Reprodução: Twitter José Colagrossi)

A partir desde movimento, determinam-se, por meio do uso do celular, quais regiões do país comentam sobre o time.

Pontos do Brasil que falaram sobre o Cruzeiro este ano (Reprodução: Twitter José Colagrossi)
Contagem dos lugares que falaram do Cruzeiro este ano (Reprodução: Twitter José Colagrossi)

Novamente é visível o engajamento dos torcedores celestes em oposição ao outro time mineiro.

Interpretações
As pesquisas descritivas, como a realizada pelo Ibope, DataFolha e Paraná Pesquisas, são realizadas com metodologia definida e universos distintos. Sendo assim, precisam ser analisadas individualmente, basta ver que apontam diversos dados que podem ser usados em benefício do clube.

Todavia, o levantamento realizado pela Globo.com/Facebook é um indicador da presença destes clubes na rede social com maior número de usuários no país. Ao contabilizar este universo, a descoberta permite conhecer a proporção em cidades não contempladas pelas pesquisas descritivas.

A outra contagem de engajamento em redes sociais, promovida por Colagrossi em sua página no Twitter, apenas ratifica a impressão de que se fala muito mais sobre o Cruzeiro do que sobre o Atlético Mineiro.

Essa riqueza de dados pode e deve ser utilizada para guiar as decisões estratégicas do clube nos próximos anos, mas pretendo abordar o tema com mais profundidade na coluna da próxima terça.

Até lá, já temos argumentos suficientes para combater mais uma falácia dos rivais, com dados que indicam que a torcida do Cruzeiro é, sim, a maior do estado de Minas Gerais, justamente por sua força no interior, onde historicamente tem maioria de torcedores.

Por Felipe Nunes
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