Fala
Nação.
Quando
a campanha #CruzeiroTimeDoPovo ganhou as redes sociais, grande parte da torcida
rival sentiu o golpe desferido pelo lado celeste.
Tentativas
frustradas de desmentir o slogan
apelaram para o mau gosto. Acusações falsas, racismo descarado de alguns e
colunas inteiras em veículos de mídia (teoricamente imparciais) investiram contra a identidade cruzeirense.
Tudo
em vão, porque os blogs e sites que cobrem a Raposa, levantaram uma série de
documentos históricos, que comprovaram que o time azul nasceu da classe
operária e cresceu junto com a cidade de Belo Horizonte.
Numa
tentativa desesperada de dar o troco e fazer o
cruzeirense sentir um golpe onde se gaba do sucesso, certos rivais proclamaram
o alvinegro como “a maior torcida de Minas”.
O
curioso fato me foi levado por um amigo atleticano que, depois de iniciar
aquela velha provocação, já se encontrava sem argumentos e então alegou que a última pesquisa do IBOPE indicava
a maior torcida do estado pertencente ao lado escuro da lagoa.
Por
querer, vez ou outra, abordar estatísticas nesta coluna, aceitei o desafio de
explicar o funcionamento da pesquisa, na tentativa de mostrar que o Cruzeiro
detém a maior torcida do estado.
Antes
do debate é preciso entender como funciona o levantamento. Um estudo
estatístico é feito de, pelo menos, uma amostra –
método que recolhe informações e perguntas, ou artigos que se tornam dados e podem
ser analisados.
Dentro
de cada fator necessário para a realização de uma pesquisa, existem muitos
outros tópicos que definem a melhor adequação para obter um resultado que
demonstre, da forma mais confiável possível, um reflexo da população.
Sendo
assim, são trabalhos diferentes para se chegar a um levantamento. Os estudos
são independentes, cada um em universo único, cujos resultados não podem ser
misturados.
Pesquisa do Ibope
Após
essa premissa, vamos ao resultado da última pesquisa feita pelo Ibope/LANCE,
publicada em Agosto de 2014. Esse estudo trabalhou uma amostra de 7.005 pessoas
e definiu o ranking da imagem abaixo.
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Pesquisa Ibope/LANCE 27/08/2014 (Fonte: RSSSF Brasil) |
Nos
levantamentos existe a conhecida margem de segurança que expressa a quantidade de erro de amostragem aleatória em um
resultado. No caso da pesquisa do Ibope acima o intervalo é de 1%. Ou seja, configura-se
empate técnico.
O
fato supracitado se reforça quando a pergunta envolve o primeiro e o segundo
time do coração do brasileiro. Neste caso as
duas torcidas estão numericamente empatadas com 4%.
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Pesquisa Ibope/LANCE 27/08/2014 (Fonte: Ibope) |
O
perfil da torcida também foi observado, indicando que o Cruzeiro tem em sua
maioria membros da classe média (C). Enquanto isso, o rival apresenta mais
extremos com números maiores na elite (AB) e na classe mais baixa (DE).
Entre
os cruzeirenses também é maior a presença de mulheres na composição da torcida.
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Pesquisa Ibope/LANCE 27/08/2014 (Fonte: Ibope) |
Nesta
pesquisa, a maioria dos entrevistados foi consultada em Belo Horizonte.
Paraná Pesquisas
O
levantamento divulgado pelo instituto, finalizado em Dezembro de 2013 e
divulgado em Janeiro de 2014, entrevistou um público de 7.302 pessoas em 258
municípios e apontou os dados abaixo.
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Pesquisa Paraná Pesquisas 01/2014 (Fonte: RSSSF Brasil) |
A
margem de erro também é configurada em 1% para mais ou para menos, o que valida
o empate técnico.
DataFolha
Em
mais um estudo divulgado em 2014, com 4.337 entrevistados em 207 municípios, os
números apontados foram:
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Pesquisa DataFolha 01/08/2014 (Fonte: RSSSF Brasil) |
Com
margem de erro de 2%.
Porque você afirma então que a torcida
do Cruzeiro é maior?
Ainda
que não seja correta a comparação entre pesquisas diferentes, esta é a primeira
vez, desde 1993, que um estudo estatístico não determina os celestes como maioria
no estado. Ainda que a margem de erro configure, quase sempre, um empate
técnico entre ambos.
Abro
um parêntese para apresentar, como curiosidade, a pesquisa do Ibope/LANCE de
2004, que fomenta a afirmação de que o Cruzeiro é o time do povo, reforçando a
presença maior na classe média mineira.
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Manchete LANCE! 2004 (Imagem: Reprodução) |
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Página LANCE! 2004 (Imagem: Reprodução) |
Pesquisa Facebook
Esse
foi um dos trabalhos mais interessantes do ano, em se tratando de levantar o
número de torcedores e a sua localização no país.
Mesmo
sem poder ser considerado como uma pesquisa
estatística propriamente dita, por não haver metodologia e nem amostra livre de
tendências, ainda assim o estudo permite estimar a quantidade de torcedores por
cidade, haja vista que grande parte da população
curte as páginas oficiais dos clubes de futebol.
É
preciso cuidado na avaliação, afinal, limita-se aos usuários do Facebook. São
54 milhões de curtidas, separadas por cidades às quais os perfis indicam
moradia.
O
resultado é previsível para os cruzeirenses:
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Proporção de curtidas da página do Cruzeiro no Facebook (Reprodução: Pesquisa Facebook/Globo) |
O
time azul lidera as curtidas na maioria das cidades do estado, inclusive Belo
Horizonte, sendo o time de futebol preferido dos usuários de 561 municípios. Mesmo
nos lugares onde convive com a concorrência de Corinthians e Flamengo, o
Cruzeiro ainda consegue se sair bem.
A
percepção é que no interior do estado existe uma supremacia dos azuis comparada
aos rivais. Isso é explicado pela força do time entre a classe média, maioria
no interior.
Abaixo
a proporção de curtidas em diversas cidades.
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Proporção de curtidas nas cidades mais populosas de Minas Gerais (Reprodução: Pesquisa Facebook/Globo) |
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Proporção de curtidas nas cidades pais populosas do Brasil (Reprodução: Pesquisa Facebook/Globo) |
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Proporção de curtidas nas cidades mineiras com mais de 50 mil habitantes (Reprodução: Pesquisa Facebook/Globo) |
Clube do milhão
Constantemente, o diretor-executivo do Ibope Repucom, José Colagrossi, divulga em seu perfil no
Twitter medições sobre interações que envolvam os clubes de futebol do Brasil. Essa
lista comumente é apelidada de “Clube do milhão”, haja vista que a lista
contabiliza apenas os que ultrapassaram a marca de sete dígitos em citações.
Em
sua última atualização, datada de 10 de Outubro, estava à lista abaixo, com a
quantidade acumulada em 2015, de citações em redes sociais.
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Clube do Milhão (Reprodução: Twitter José Colagrossi) |
A
partir desde movimento, determinam-se, por meio do uso do celular, quais regiões
do país comentam sobre o time.
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Pontos do Brasil que falaram sobre o Cruzeiro este ano (Reprodução: Twitter José Colagrossi) |
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Contagem dos lugares que falaram do Cruzeiro este ano (Reprodução: Twitter José Colagrossi) |
Novamente
é visível o engajamento dos torcedores celestes em oposição ao outro time
mineiro.
Interpretações
As
pesquisas descritivas, como a realizada pelo Ibope, DataFolha e Paraná
Pesquisas, são realizadas com metodologia definida e universos distintos. Sendo
assim, precisam ser analisadas individualmente, basta
ver que apontam diversos dados que podem ser usados em benefício do clube.
Todavia,
o levantamento realizado pela Globo.com/Facebook é um indicador da presença
destes clubes na rede social com maior número de usuários no país. Ao contabilizar este
universo, a descoberta permite conhecer a
proporção em cidades não contempladas pelas pesquisas descritivas.
A
outra contagem de engajamento em redes sociais, promovida por Colagrossi em sua
página no Twitter, apenas ratifica a impressão de que se fala muito mais sobre
o Cruzeiro do que sobre o Atlético Mineiro.
Essa
riqueza de dados pode e deve ser utilizada para guiar as decisões estratégicas
do clube nos próximos anos, mas pretendo abordar o tema com mais profundidade
na coluna da próxima terça.
Até
lá, já temos argumentos suficientes para combater mais uma falácia dos rivais,
com dados que indicam que a torcida do Cruzeiro é, sim, a maior do estado de
Minas Gerais, justamente por sua força no interior, onde historicamente tem
maioria de torcedores.
Por Felipe Nunes
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