Image and video hosting by TinyPic

Esperança nascida da mudança



 
A mudança aconteceu há uma semana, as saídas de Vanderlei Luxemburgo e Isaías Tinoco movimentaram a última segunda-feira e fizeram do mês de setembro uma passagem para tempos melhores.

De imediato a nomeação de Bruno Bello Vicintin como vice-presidente de futebol. A iluminação do presidente Gilvan Tavares na decisão mostrou que existe salvação para o seu segundo mandato. 

Bruno Vicintin e Gilvan Tavares (Foto: Flávio Tavares/ Hoje em Dia)
Vicintin é conhecido por seu trabalho como supervisor das categorias de base do clube celeste. Na função, aprimorou a tríade prospecção, formação e transição. 
 
Em sua gestão foram captados para os times amadores jogadores talentosos que puderam ser observados de perto, como Allano e Marcos Vinícius alçados a equipe principal, e entre os nomes recém-contratados, merecem atenção Rony e Latorre, e o meia Alex.

Bruno também trabalhou muito bem com Alexandre Mattos na transição dos jovens para a equipe profissional de 2012 até este ano, atletas como Alisson, Lucas Silva, Wallace e Judivan, entre outros. A passagem realizada por etapas planejadas, intercalando treinos e aparições na equipe principal, com campeonatos disputados nas equipes de base se mostrou eficiente e evitou a “queima” de vários garotos.

Um dos membros de sua equipe de trabalho na base é Klauss Câmara, excelente profissional que trabalhou três anos na base do Fluminense, e que foi muito eficaz no trabalho feito na Toca da Raposa I, o dirigente é cotado para assumir a gerência de futebol, lugar que era ocupado por Valdir Barbosa.

Klauss Câmara, diretor das categorias de base (Foto: Cruzeiro/ Divulgação)

O primeiro ato desta nova diretoria foi à contratação de Mano Menezes, entre os nomes disponíveis no mercado, o treinador gaúcho mostrou-se uma escolha segura. Desempregado desde o fim da temporada passada, quando levou o Corinthians à Copa Libertadores, Luis Antônio Venker Menezes aproveitou o ócio para estudar, fez o curso nível 4 da UEFA, o mais alto promovido pela Federação Portuguesa, o que eleva seu currículo que tem uma Copa do Brasil.
Novo treinador do Cruzeiro :D (Foto: Divulgação)
O novo vice-presidente já disse que contratará um novo diretor de futebol, função que ficou vaga após a passagem de Tinoco. Sua metodologia para selecionar o candidato merece atenção, Vicintin deu a entender, em sua apresentação, que usará a seleção por competências, esse movimento estratégico foca em encontrar o melhor profissional de acordo com o perfil traçado para a função.

Por dedução o dirigente deve estabelecer como preferência um profissional que dê continuidade ao trabalho de transição que ele fazia nas categorias de base, além de encontrar um substituto para a própria função que exercia. Não será estranha a chegada de profissionais com potencial, não conhecidos da torcida, mas com vontade e disposição para modificar o panorama atual, trabalhando na geração de receitas e na organização do clube.

O assistente fixo
Junto com a apresentação do novo chefe de futebol, Gilvan surpreendeu ao comentar a tentativa de contratar o treinador Léo Condé para ser auxiliar técnico fixo do clube, a tentativa foi frustrada pela intenção do jovem seguir com a carreira de técnico principal no Sampaio Corrêa.

Seguindo a linha de raciocínio a proposta então foi feita a Deivid, que se destacou como auxiliar de Luxemburgo e armou o time que venceu a Ponte Preta na quarta-feira, guiando o novo treinador com o elenco.
 
Herança positiva de Luxemburgo (Foto: Mauro Horita/ Light Press)
A lógica de se ter um profissional como esse é prepará-lo para ser o próximo treinador do clube, trabalho parecido com o que fazia o Lanús da Argentina. Os próximos dois anos devem servir para o membro da comissão técnica fixa do time se aprimorar, continuar os estudos e conhecer o funcionamento do clube.

Se aliado a isso, Deivid comandar equipes “B’s” e, eventualmente as equipes juniores e juvenis, ele completará o ciclo que se espera para esta função e quando concluir o seu contrato, se assim for o desejo da diretoria, estará pronto para assumir a equipe principal.
Linha que mostra um planejamento para próximos anos, a nova postura da presidência em dar ouvido aos clamores da torcida e rejuvenescer a diretoria de futebol dá esperança que dias melhores virão, ainda que a atual posição do time seja muito aquém do que se espera o torcedor cruzeirense já se permite sonhar com temporadas vencedoras nos próximos anos.

Ao Bruno Vicintin desejo toda a felicidade pela posição alcançada, demonstração que força de vontade e dedicação são instrumentos para quebrar antigos paradigmas e promover mudanças.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário