Durante muito tempo uma curiosa história foi omitida no futebol mineiro. Daí nos cabe perguntar, a princípio: por que?
Para alguns torcedores, parece ser uma questão de incômodo falar sobre sua história.
Um destes maiores incômodos é quando se refere ao Club de Sports Hygienicos.
Um destes maiores incômodos é quando se refere ao Club de Sports Hygienicos.
Nós mesmos não conhecíamos, e vocês? Também não né? Pois é, esse era o nome de uma associação que se uniu ao Atletic Mineiro Football Club, dando origem ao hoje Atlético Mineiro.
Mas quem foi este Hygienicos? O Hygienicos foi um clube formado pela elite belo horizontina. Eram sobretudo médicos que buscavam uma vida mais saudável na apropriação da prática de esportes, porém, sem levar em conta a miséria que assolava outras regiões da cidade.
Considerado como um "clube distinto",o Hygienicos se distinguia entre as camadas sociais ao lado do Sport Club Christovam Colombo. Ambos contribuíram mais tarde para a fundação da Liga Mineira de Sports Athleticos, atualmente, conhecida como Federação Mineira de Futebol.
Após a criação da Liga, muitos clubes tiveram que ser extintos, devido a uma regra que impunha aos clubes a obrigatoriedade de terem seus próprios campos esportivos. Sendo assim, muitos tiveram suas atividades encerradas. Porém o Hygienicos, clube elitista e distinto, vejam só, acabou se fundindo com Clube Atlético Mineiro.
O curioso é pensar os motivos pelos quais o Atlético de Minas nunca divulgou isso. Por que nem mesmo nas enciclopédias e almanaques do clube esta informação nunca apareceu?
Seria vergonha deste passado estranho?
Que o Atlético de Minas foi um clube fundado pela elite de Belo Horizonte todos nós sabemos, agora, que ele teve que se fundir a outro mais elitista ainda para tentar tirar um campeonato do América?
Atlético Higiênico, quem diria!
Por Geovano Moreira e Renata Caravalho
FAKE NEWS - ISSO NUNCA EXISTIU
ResponderExcluirBusquei no Acervo do Coelho, que é digital e rico em autenticidade que lá mesmo diz o contrario.
www.acervodocoelho.com.br
http://acervodocoelho.com.br/deca-mineiro/
POLÊMICA
Para evitar maiores polêmicas, o Atlético manteve o nome original, a fim de ficar com os pontos que tinha e não ser obrigado a disputar novos jogos. Essa é a principal razão do Atlético-MG nunca ter se chamado “Athlético Higiênicos”.
Com a pontuação necessária para jogar a final, um completamente novo e reconfigurado Atlético, com nada menos que quatro jogadores do antigo Sport em seu time titular, conquistou de forma controversa o direito de disputar a última rodada do Campeonato com chances de título, tendo que vencer o América para ser campeão.
DECISÃO
Na partida final do Campeonato, válida pela sexta rodada do segundo turno, chamada à epoca de “decisão do returno”, o Atlético enfrentou o América reforçado por quatro jogadores do Sport Hygiênicos em sua equipe titular.
Continuando referente a matéria equivocada e polêmica desnecessária, objetivando manchar a história da instituição Clube Atletico Mineiro, e da Historia do Futebol Mineiro, venho defender que não houve tal fusão.
Pois em 22/07/1917 Atletico Mineiro e SC Higiênicos entraram em campo, portanto um ano depois ao Campeonato de 1916
Segue os links.dos sites especializados.
http://www.campeoesdofutebol.com.br/atleticomg_jogos2.html
22/07/1917 ATLETICO 4 x 0 HIHIENICOS
Almanaque Digital
http://galopedia.blogspot.com.br/search/label/1917?m=1
22/07/1917 ATLETICO 4 x 0 HIHIENICOS.
Gols de moura costa 2 e Lê 2
Rsssf. - ALL MATCHES ATLETICO MINEIRO.
https://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/matatlmg.htm
22/07/1917 CAM 4 x 0 HIGIÊNICOS
UOL FUTEBOL. 80 ATLETICO
http://futebol80.com.br/links/times/atleticomg/atleticomgjg.htm
AMISTOSO 22/07/1917 .ATLETICO 4 x 0 HIGIÊNICOS
GOLS DE MOURA COSTA 2 e Lê 2