Image and video hosting by TinyPic

Horizonte Azul e Branco: Planejamento e Estratégias



“O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie...”. 

Melhor definição que está, do saudoso Capitão Nascimento, é a usada por Paulo Schmidt. “A estratégia envolve capacidade de raciocínio lógico, sendo necessária a habilidade de previsão das possíveis reações às ações empreendidas”.
Hora da diretoria entrar em campo. (Imagem: Reprodução Internet)
Desta forma, na coluna desta semana, levanto algumas possibilidades de ação, baseado na última coluna, onde expliquei as pesquisas de torcida que indicam a presença da China Azul pelo país. Se você ainda não conferiu, acesse aqui.

Minas Gerais.
Em princípio, os dados divulgados pelos levantamentos estatísticos servem para mapear a presença da instituição no mercado nacional. Então é sabido que dentro de Minas Gerais, o clube tem uma representação significativa em certas regiões.
Minas é Azul. Já sabíamos! (Imagem: Reprodução Pesquisa Facebook/Globo)
Dentro deste cenário, nota-se que os principais concorrentes pela supremacia estadual não se encontram dentro do futebol local. São os clubes paulistas e cariocas, principalmente Flamengo e Corinthians, que detém margem significante de torcedores no Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Sul/Sudoeste.

Em termos de economia é fundamental ao clube solidificar sua presença nestas regiões. Das trinta cidades mineiras com maior PIB, treze estão nestes locais.

Duas maneiras de fortalecer a marca nestes lugares são a expansão das lojas oficias do clube e o fortalecimento das redes de escolinhas de futebol.

O site oficial apresenta as formas de abrir franquias das lojas. Falta então um incentivo entre a rede que explora a abertura dos estabelecimentos, o clube e empresários que se interessem pelo empreendimento, para facilitar o processo e atrair os torcedores.
 
Lojas Maior de Minas (Imagem: Reprodução Site Oficial)
Seria possível, a partir disto, realizar promoções especiais, levar jogadores marcantes e ídolos do passado para eventos específicos e consolidar o “Reduto do sócio” - iniciativa muito interessante promovida pelo departamento de Marketing.

Em compensação, a página oficial do time não apresenta as escolinhas de futebol. Não é possível saber se os anúncios encontrados por busca são atuais, ou os estabelecimentos estão em pleno funcionamento e nem ainda, como abrir novas franquias.

Este tipo de negócio é muito utilizado por clubes do exterior como o Boca Juniors, por exemplo, que tem em seu site a lista de escolas oficiais, sendo muitas delas no Brasil.
Escolinhas: Formando Torcedores (Imagem: Ronaldo Mendes)

Ter mais atenção a este empreendimento vale muito ao clube, além da possibilidade de descobrir jovens promissores, fortalece a marca junto às crianças, potenciais consumidores.

Resto do Brasil.
Utilizando o mesmo raciocínio, é possível atingir outras regiões, partindo do mesmo pressuposto que o clube deve mirar sua presença em estados vizinhos que oferecem abertura.

Um bom exemplo é Brasília. De acordo com a pesquisa Facebook/Globo, o Cruzeiro representa 4,2% da preferência, disputando com Palmeiras e Botafogo o quinto lugar entre as torcidas mais presentes.

Desde a abertura, duas partidas foram realizadas no estádio Mané Garrincha. A primeira contra o Atlético/PR, com mando do adversário, teve público de 12 mil pessoas (maioria absoluta de cruzeirenses) com preço médio do ingresso de 160 reais a inteira e 80 reais a meia. A segunda partida, o amistoso contra o Shakhtar Donetsk, teve público de 6,8 mil pessoas e preço médio de 86 reais.

Por força de contrato, o clube não pode atuar fora do Mineirão, exceto em caso de punição, mas isso não abrange partidas amistosas. Realizar excursões de pré-temporada criam um relacionamento com o público que não pode assistir aos jogos em BH, sendo importante atentar ao preço cobrado pela entrada.

Durante as últimas temporadas, o clube fez viagens semelhantes aos Estados Unidos, nos intervalos para as competições da FIFA. É saber potencializar a audiência brasileira para eventos como estes.

Não somente em Brasília, mas Goiás, Espírito Santo e o sul da Bahia são regiões cuja presença celeste já é considerável. Imagine então, o que quinze dias de treinos abertos e eventos chaves não fariam para a popularidade do clube?
Serra Dourada no último domingo. (Imagem: Maurílio Magalhães)
Há ainda a possibilidade de disputar os campeonatos destes estados. Assim como já usou diversos clubes do interior de Minas como incubadoras de talentos, o Cruzeiro pode seguir o exemplo do Corinthians e criar parcerias com os times locais.

O clube paulista assinou recentemente um acordo com o Tigres, time do Rio de Janeiro, que permite o empréstimo de jogadores e comissão técnica. Além de dar experiência aos atletas em formação, a atitude implica na presença do alvinegro no estadual carioca.

Investimento.
Todos estes planos mirabolantes esbarram nas questões de logística e gastos. O excesso de competições a partir de 2016, com a criação da Primeira Liga, criam barreiras para ações imediatas.

Mas falamos de planejamento, que envolve horizontes de ações muito mais longas do que um ano. Pensar neste tipo de expansão envolve a criação de um projeto que abrange, pelo menos, uma década.

Se bem realizado, a atração de parceiros em potencial equaliza o lado financeiro do investimento. É saber construir uma imagem sólida, de profissionalismo, apresentando os sucessos alcançados pela parte esportiva da instituição.

E isso, a propósito, é parte fundamental da equação. Já citei diversas vezes a fala de Ferran Soriano, no livro A bola não entra por acaso’: “torcedor gosta de ganhar, ser campeão e não adianta pensar num processo expansionista sem que haja contrapartida desportiva.

Por fim, o clube se encontra mais próximo do seu centenário. É preciso crescer as expectativas para acompanhar a tendência globalizada que atinge o futebol, no intuito de consolidar como importante marca esportiva do Brasil e fazer frente ao cenário de aumento da popularidade do futebol europeu em solo nacional.

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário