De geração para geração,muitos torcedores se perguntam o porque da mudança de nome das cores. Que eram verde, branca, vermelha passando a ser azul e branca. Devido a Segunda Guerra Mundial,o governo federal lançou um decreto que impedia as instituições de fazer qualquer referência aos inimigos.
Com isso, em 1942, o Societá virou Cruzeiro Esporte Clube, aprovado por diretores. O motivo no qual foi escolhido esse nome foi fazer alusão ao maior símbolo da pátria brasileira, o Cruzeiro do Sul. Mas antes de receber esse nome, tivemos também como nome, Palestra Mineiro e Ypiranga.
Se já tivéssemos motivos para agradecer,por ter uma história com origem italiana,milhares de torcedores fiéis e apaixonados,a tradição festiva palestrina prevaleceu.
Nosso time, quando oficialmente apresentado ao público, obteve uma vitória diante do rival mineiro,o placar foi de 3x0. Nesse jogo, tivemos nomes não tão citados como de Dirceu Lopes, Tostão, Zé Roberto e por aí vai, mas vale relembrar que em condições inferiores,os atletas Nullo, Polenta, Gallo, Armandinho,entre outros,ficaram eternizados. Dando suor, raça e sangue ao representar o nosso time. A história é tão bonita,que não é clichê falar que sempre existiu um grande clube na cidade. Grande por abraçar a todos, tanto dentro ou fora de campo.
Fora de campo,ser uma instituição que não restringe torcedor algum. Seja ele negro, branco, pardo, mulato,etc.
Dentro de campo,goleadas históricas,uma seqüência de 15 anos ganhando ao menos um título por ano,isso foi na década de 1990. Revelando jogadores para o mundo, como Niginho (foi para a Lázio/1932), Ronaldo Lima (foi para o PSV/1994), e recentemente o Lucas Silva (foi para o Real Madrid/2015. Emprestado ao Olympique de Marseillé).
Também conhecido como o melhor time dos pontos corridos, superando o São Paulo.
O Cruzeiro Esporte Clube é gigante pela própria natureza,pode se orgulhar torcedor celeste. Somos Palestra,time de tradição. Das mãos do povo foi construído. E por amor, foi escolhido!
0 comentários :
Postar um comentário